Ganhe dinheiro com projetos de código aberto

Ganhe dinheiro com projetos de código aberto

Se você chegou aqui, provavelmente tem algum conhecimento de tecnologia, sabe programar ou pelo menos é interessado no assunto. Nós desejamos que você ganhe dinheiro com projetos de código aberto.

Por isso fizemos essa publicação focada em você que é empreendedor, tem ou está procurando uma boa ideia para ganhar dinheiro e conquistar alguns clientes. Talvez você tenha uma ideia muito legal que queira colocar em prática, mas não possui equipe para desenvolver ou mesmo orçamento para colocar seu projeto de pé.

Empreender em nosso país é um grande desafio, mas sabemos que o Brasil possui muitas oportunidades, afinal onde tem problemas, tem oportunidades para quem está atento.

Deixamos aqui alguns repositórios de projetos open-source (código aberto) que permitem que você baixe o código, modifique e use como quiser. Vamos adicionar algumas ideias junto com a descrição dos repositórios para você saber como pode aplicar cada projeto.

Compartilha com a agente se você tem alguma ideia legal e está procurando formas de lançar no mercado.

UVDesk

O primeiro projeto de código aberto que merece destaque é o UVDesk. Ele é uma plataforma de helpdesk e suporte ao cliente, gratuito e que proporciona um sistema centralizado para gerenciar tarefas, tickets, fluxos de trabalho, suporte multicanal e outras tarefas de suporte, além disso ele também possui integração com multi canais de e-commerce.

Isso ajuda empresas a se organizarem e aprimorarem sua eficiência no relacionamento com os clientes.

É construido com Symfony PHP e, portanto, é extremamente flexível e adaptável, possui uma base de conhecimentos para guiar o usuário em casos de dificuldades e dúvidas.

Caso tenha interesse em explorar um pouco mais sobre ele, não deixe de acessar a sua documentação ou seu repositório no Giuthub.

Como vender: Pode ser comercializado para médias e grandes empresas para comunicação entre os clientes ou até mesmo suporte interno. Instale em um servidor exclusivo para cada cliente, isso vai garantir maior segurança.

OpenCart

O OpenCart Brasil também é uma excelente opção de código aberto gratuita. Assim como o anterior, ele também é desenvolvido em PHP.

No entanto, é voltado para a gestão de lojas virtuais, oferecendo um fluxo de gestão de pedidos e diversos métodos de pagamento. Também é possível ampliar o leque de possibilidades e personalizar sua aparência por meio dos templates, todos responsivos para dispositivos móveis.

Com ele é possível fornecer cadastros ilimitados de produtos, marcas, clientes. Além de garantir diversos suportes como o exemplo de suporte para vendas, relacionamento entre produtos, uso de certificado de segurança(SSL), entre outros.

O site também possui diversos tutoriais para facilitar a experiência do usuário. Caso tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre ele, não deixe de acessar a comunidade no Facebook.

Como vender: se você é programador, provavelmente alguém já pediu para criar uma loja virtual. Com OpenCart você pode dar consultoria para clientes que já possuem a ferramenta, vender a solução cobrando hospedagem dos clientes ou pelo serviço de implantação.

Krayin

O Krayin é um CRM de código aberto desenvolvido em PHP Laravel que oferece diversas possibilidades de atendimento ao cliente. Mesmo sendo um site muito adaptável às mais diversas situações, o foco principal dele é ajudar vendedores a alcançarem suas metas de vendas.

Eles garantem se manterem gratuitos mesmo com o recebimento de novas atualizações.

Krayin CRM possui diversos painéis para acomodação das etapas dos leads, nos quais o usuário consegue identificar suas atividades, emails, pipelines e também a etapa em que o lead se encontra, seja ele pendente de contato, perdido, venda fechada, entre outros.

Tudo isso separado por cores para facilitar a visualização, conforme abaixo:

Como vender: assim como os anteriores, o Krayin é um sistema completo que pode ser baixado e instalado em um servidor que aceite PHP. Você pode comercializar com o cliente pagando por uma assinatura mensal, ou a hospedagem do serviço ou mesmo para novas implementações na ferramenta para o seu cliente.

WordPress

O último destaque do artigo vai para o WordPress, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) muito popular e versátil. Com ele, você consegue criar e gerir sites sem precisar ter uma grande bagagem ou habilidades técnicas.

Ele começou como uma plataforma de blogs, mas hoje em dia é muito utilizado para os mais diversos fins, como lojas de e-commerce, portfolios, blogs e até mesmo sites de negócios.

Ele acabou se popularizando por possuir código aberto e uma customização muito simples. Os usuários podem escolher entre diversos tipos de temas já pré-definidos para utilizar, além de o site possuir um ecossistema com diversos plugins que podem ajudar na funcionalidade do site.

Outro ponto super interessante é que o WordPress é voltado para SEO (Search Engine Optimization), o que, basicamente, vai ajudar o seu site a ser notado pelas ferramentas de busca.

Conclusão

Diante de todo o contexto apresentado acima, espero que essa publicação não só te proporcione recursos, mas também inspiração para a aplicação desses projetos em diferentes contextos, encorajando o empreendedorismo no ramo de tecnologia. Ao aproveitar esses recursos, os empreendedores têm a oportunidade de superar obstáculos e materializar suas ideias, contribuindo para o crescimento e a inovação no cenário empreendedor brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *