Automotivação é a capacidade que desenvolvemos para buscar em nós mesmos os motivos para acordar todos os dias e ir à luta. Não se engane este artigo não é nem um pouco clichê.
Estar motivado é ter motivos para agir e isso tem a ver com o que desejamos conquistar na vida.
De mim mesmo 😁
Eu trago aqui o resumo de uma palestra que fiz recentemente, em que compartilhei parte da minha jornada como empreendedor, trazendo algumas lições que tirei em cada etapa.
E antes de começar, preciso que você, leitor, se atente às suas características mais marcantes. Pois são elas que você vai aproveitar ao longo da sua vida e que podem potencializar seus resultados ao longo do tempo.
Eu, por exemplo, sempre fui muito curioso. Me envolvia em todas as atividades possíveis na escola, desde capoeira até grupos de xadrez. Eu estava nos grupos de dança e de leitura. E não, eu não gostava de estudar.
Olhando de longe pode parecer um detalhe sem muita importância, mas ser um curioso crônico e não gostar muito de rotinas (o problema não era exatamente estudar, era o padrão adotado pelas escolas) são características que trago comigo até hoje e a presença delas me ajuda a trilhar o caminho que escolhi.
Quais são as suas características mais marcantes?
As 7 lições: meus motivos para ação
Faça o que precisa ser feito
Nem sempre você vai ter oportunidade de sonhar e escolher o que quer fazer da vida. O trabalho dos sonhos, etc. As vezes você vai precisar apenas fazer o que precisa ser feito.
Me lembro do meu primeiro emprego. Eu precisava apenas encontrar algo para fazer e ser remunerado porque meu pai, sem dúvidas, ia me arrumar alguma atividade não remunerada para ser aprendiz de alguém.
Naquele momento da vida eu não precisava de um direcionamento de carreira, eu precisava agir logo.
Mude quando for necessário
Depois que arrumei meu primeiro emprego, fiquei muitos anos buscando melhorar de vida, pagar minhas contas e fazer algum curso para ter melhores oportunidades. Ir direto para a faculdade não era uma opção pra mim.
Eu trabalhei muitos anos em gráficas e meu último cargo foi como supervisor de produção. Cresci bastante nesta última empresa, mas o volume de trabalho era grande. Eu até ganhava uma grana legal, mas não tinha tempo para estudar e nem para melhorar minha qualidade de vida. Então resolvi mudar. Foi quando decidi trabalhar com tecnologia.
Você precisa mudar quando sua vida começa a sair da linha que você deseja que ela esteja.
Talvez, assim como eu, você demore um tempo para perceber ou para criar coragem para mudar, mas faça o quanto antes, ou escolha viver com a sua falta de escolha.
Oportunidades sempre existem, mas precisamos procurar
Quando decidi mudar para Tecnologia, eu tinha exatos 4 meses para fazer dar certo. Era o tempo de duração do seguro desemprego. Consegui uma oportunidade em uma agência de publicidade, bem pequena em Vitória.
Comecei dando manutenção nos sites dos clientes e aprendendo como funcionava a dinâmica de construção das páginas web, hospedagem, etc. O dono da agência fazia praticamente tudo sozinho: captação de clientes, design e confecção das páginas. Percebi que eu poderia fazer aquilo também. E fiz!
Foi quando me apaixonei pelo empreendedorismo e percebi que essa seria a opção para atingir meus objetivos. Nos dois anos seguintes eu estava abrindo minha agência de criação de sites.
A minha vida mudou para melhor nesse período, e foi ótimo.
Às vezes vamos dar alguns passos para trás
O meu novo negócio estava indo bem e resolvi ir mais além. Eu trabalhava com sites e pegava alguns sistemas para dar manutenção.
Então eu assumi um projeto grande e não consegui entregar, o cliente não me pagou (claro) e fiquei devendo as pessoas que trabalhavam comigo.
Precisei gastar o dinheiro que havia guardado porque perdi outros clientes nesse período e precisei arrumar um emprego para me restabelecer. O ano era 2012 e as coisas não ficaram fáceis.
Continue firme no propósito, mesmo em dias maus
Consegui emprego em uma cooperativa de crédito Assistente de tecnologia da informação. Sou muito grato a essa instituição por todas as portas que se abriram a partir dessa.
Continuei com meu propósito entregando tudo que vinha em minhas mãos com o máximo de qualidade que estava dentro das minhas capacidades.
Porém naquele novo momento pagar as contas era minha prioridade, enquanto que melhorar de vida e voltar para faculdade ficaram para o segundo momento.
Dois anos mais tarde eu estava criando uma nova empresa (uma software house) junto com meu antigo supervisor na cooperativa de crédito. Os seis anos seguintes foram de um crescimento sem igual.
É sempre bom, manter vivo na mente, que os dias maus também passam.
Nunca se acomode, busque ser melhor, sempre
Nos 6 anos seguintes, Deus me deu a oportunidade de realizar meus sonhos: concluir a faculdade, fazer alguns MBAs e muitas outras coisas que eu desejava.
Mas sempre adicionei novos desafios à minha vida. Eu sempre desejei criar algo maior, mais impactante e que eu percebesse diariamente que estaria ajudando a mudar a vida de muitas pessoas.
Em 2020 eu vendi minha participação na empresa, fiquei alguns meses buscando novos projetos e avaliando convites para outras iniciativas. E, em 2021, co-fundei a Byecar junto com Milton. O primeiro marketplace de carros por assinatura do Brasil.
Nos dias bons, busque novos motivos para ação
Na vida, em alguns momentos você vai estar muito bem e outros você não estará tão bem assim.
Quando não estiver bem continue dando o seu melhor, afinal tempos maus também passam. E quando estiver bem, adicione novos motivos para ação e se mantenha sempre em movimento, em constante crescimento.