Se você vive no mesmo planeta que eu, está percebendo o avanço das IAs (Inteligências Artificiais) e já deve ter se perguntado uma ou duas vezes: o mercado de trabalho já era competitivo e agora como vai ser?
Grandes empresas estão criando recursos extremamente inteligentes e capazes de substituir pessoas nos mais variados setores da economia. O que antes pensávamos que haveria impacto apenas em atividades manuais, observamos agora o impacto também em atividades que envolvem o conhecimento como a programação, medicina, advocacia e outros.
Por isso me veio a mente a grande questão: Como me tornar um profissional mais competitivo ou mais importante para minha organização e para o mercado? Quais são as características de um profissional que vai se manter útil nos próximos anos?
Índice desta publicação
A Motivação Para Escrever
Algo que sempre está presente na minha rotina profissional é a aprendizagem. E para profissionais de tecnologia, isso precisa se tornar um estilo de vida, o que conhecemos como Lifelong Learning, algo como aprendizado ao longo da vida.
Pensando nesta necessidade contínua que profissionais de tech possuem, somado ao avanço das tecnologias de IA, busquei o relatório do Fórum Econômico Mundial liberado em 2020, no auge da pandemia, que comenta sobre as habilidades desejadas por empresas e necessárias para nossa adaptação ao longo dos anos.
Acredito que este conhecimento seja necessário para todas as pessoas que desejam se manter competitivas no mercado de trabalho, independente do que possa acontecer daqui para frente.
O Fórum Econômico Mundial
O FEM é uma organização internacional que se reúne anualmente e é composta por líderes políticos, especialistas de mercado, líderes empresariais e outros para discutir assuntos de interesse global como: desigualdade econômica, avanços tecnológicos, saúde, mudanças climáticas, etc.
O Relatório: Futuro dos Empregos
O relatório Futuro dos Empregos, possui previsões interessantes até 2025 e foi desenvolvido com apoio de diversas empresas e profissionais, entre elas Linkedin e Coursera.
O relatório de 2020 chegou a 15 principais habilidades desejadas por empresas e necessárias para adaptação às mudanças que vão ocorrer nesse período. E, hoje em 2023, vemos o quanto elas são importantes.
As Habilidades Necessárias
Dentre as 15 habilidades necessárias listadas no relatório, destaco 7 fundamentais e agrupo em 3 essenciais.
As 7 habilidades são:
- Pensamento analítico e inovação;
- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
- Resolução de problemas complexos;
- Uso de tecnologia, monitoramento e controle;
- Projeto e programação de tecnologia;
- Solução de problemas e experiência do usuário;
- Análise e avaliação de sistemas.
Eu agrupo estas habilidades em 3, que são:
- Aprendizado contínuo;
- Resolução de problemas;
- Utilização de tecnologia.
A Necessidade de Mudança de Mentalidade
Você pode se perguntar: qual a necessidade de gastar energia estudando todos os dias, ou buscando problemas para resolver ou mesmo ficar utilizando tecnologia. Talvez você esteja em uma área que já possui domínio completo ou não vê movimentações que possam alterar significativamente seu setor.
Mas perceba que os avanços da tecnologia estão ultrapassando barreiras entre setores e, em alguns casos, derrubando gigantes em mercados que já pareciam estabelecidos como: montadoras de veículos (exemplo da Tesla e mais recente a montadora BYD) que estão criando muito valor neste mercado.
E para estar pronto para as mudanças que já estão ocorrendo, é necessário mudar a mentalidade hoje. Observe o detalhe de cada habilidade abaixo e veja como você pode adotar este estilo de vida o quanto antes.
Resolução de problemas
Quando você se mantém focado em resolver um problema, aprende a analisar as informações disponíveis e considerar cenários e opções de caminhos a seguir. Aplicando isso a desafios menores, começa a adquirir autoconfiança para explorar situações mais complexas.
Os benefícios adquiridos ao desenvolver a Resolução de Problemas
- Habilidade para análise;
- Te torna mais criativo;
- Desenvolve sua autoconfiança;
- Melhora suas relações interpessoais.
Importante começar pequeno e assumir desafios maiores ao longo do tempo.
Aprendizado contínuo
Se você só tem um martelo, toda solução será uma martelada.
Sabe quando você precisa aprender algo novo, às vezes muito diferente do que você está acostumado? Como é sair do ponto zero até o ponto 1? É muito doloroso, sem dúvidas.
Porém, se você se mantém em movimento, em estado contínuo de aprendizado, o processo entra na sua rotina e deixa de ser tão difícil, pois é uma tendência se manter aprendendo. Toda semana um pouco, todo mês um pouco. As mudanças se tornam parte comum da sua vida.
Os benefícios adquiridos ao desenvolver o Aprendizado Contínuo
- Se mantém atualizado e utiliza novas ferramentas constantemente;
- Melhora suas habilidades, visto sempre terá um arsenal maior de ferramentas;
- Aumenta as oportunidades na sua carreira profissional.
Utilização da tecnologia
Quando você integrar as habilidades: Aprendizado Contínuo e Resolução de Problemas, inevitavelmente vai precisar utilizar tecnologia.
Não precisa ser a última tecnologia do momento, na maioria das vezes um Excel ou alguma ferramenta com instruções claras e simples, vai te atender, pode acreditar.
Por isso é importante se manter informado sobre o que está disponível no mercado. Muitos problemas podem ser resolvidos com adaptação de algumas ferramentas, conexão entre elas, etc.
Precisa aprender programação de maneira profissional, Tiago? Não precisa se desesperar com isso, mas aprenda ferramentas como: Google Planilhas, Google App Scripts e Zapier que vão ajudar muito na sua rotina.
Conclusão
Quero deixar um alerta nesta conclusão. Para que você realmente adote um estilo de vida com aprendizagem contínua, mas tenha respeito pelo seu processo. Deixe a comparação de lado e converta sentimentos desse tipo em inspiração.
Existe uma certa complexidade na vida hoje. Em que as pessoas mostram aquilo que está dando certo, ou fingem que está dando certo, pela necessidade de aprovação (seguidores, likes, etc).
Este comportamento não gera problemas apenas em quem o tem, mas em quem está batalhando todos os dias para ter uma vida melhor, mas nunca se percebe “chegar nem perto” do que estão vendo em redes sociais.
Aceite o seu processo, aceite a sua história e não deixe o orgulho dominar sua vida. Siga aprendendo sempre.