O que é no-code?
A tradução do termo é “sem código” e são plataformas que permitem o desenvolvimento de soluções tecnológicas sem a necessidade de programar o código. Existe o termo low-code também, que são plataformas que permitem a criação de soluções com alguma necessidade de codificação.
Tais plataformas permitem que o usuário arraste os elementos para a tela e construa a solução. Desde um site simples até sistemas complexos de gerenciamento de produtos, serviços, clientes, etc.
Existem diversos tipos de plataformas no-code, aqui falaremos apenas das que permitem a criação de soluções web e mobile (novos softwares) sem programação.
Com o apagão de profissionais de tecnologia (mais acentuado na pandemia do Covid-19) tais ferramentas são ótimas soluções para a criação de diversos tipos de soluções, inclusive para testar ideias de negócio para startups. Segundo a Gartner até 2024, 66% das grandes empresas vão usar ao menos quatro plataformas low-code, que gerarão 65% de suas aplicações.
Vantagens
Dentro de uma mesma plataforma, com alguns cliques é possível criar uma aplicação do zero e deixá-la disponível para o público. Tendo à disposição temas com templates criativos (as vezes gratuitos). Permitindo criar bancos de dados com telas intuitivas para gravar informações já contando com uma camada de segurança pré-instalada e sem (muito) risco de fazer alguma besteira.
Tudo que é criado dentro da plataforma está previamente integrado e é visto em todas as camadas, workflows, páginas, banco de dados, plugins, etc. É tudo construído para ser simples e intuitivo (pelo menos essa é a ideia da maioria das plataformas).
A publicação ou lançamento do seu app, site ou solução também é simplificada, bastando (em muitos casos) fazer poucas configurações.
Zero preocupação com custos de hospedagem da solução, escalabilidade, caches, segurança de arquivos e todas as preocupações relacionadas a manter uma solução disponível atualmente.
Desvantagens
Acredito que uma das maiores desvantagens do modelo no-code é que a solução que foi construída é totalmente dependente da plataforma onde foi criada. Não é como hospedar seu site na Locaweb e depois migrar para Kinghost caso não queira mais os serviços daquela. Não encontrei planos onde é possível exportar o projeto completo para hospedar em outro servidor.
Caso a plataforma no-code saia do ar, a solução criada também sairá. Caso a plataforma altere sua política de preços, será um desafio a mais para as soluções hospedadas nela. E caso a plataforma deixe de existir, seu projeto também vai morrer (pelo menos o software sim).
Existe uma dependência de outras ferramentas como o Zapier para criar integração com ferramentas terceiras, apesar de ser possível utilizar os próprios plugins e recursos disponibilizados pelas plataformas e pela comunidade, mas nem todas oferecem muitas conexões. Caso precise se conectar com RD Station por exemplo, para gravar leads de uma campanha, talvez precise de uma terceira ferramenta para fazer esta conexão.
Algumas ferramentas
Bubble
É a plataforma que mais encontro videos e tutoriais na internet. O Bubble possui mais de 800 templates de sistemas e sites, além de uma dezena de plugins oficiais e outros feitos pela comunidade. É uma plataforma muito utilizada e possui planos gratuitos e pagos a partir de $25.
- É possível criar aplicações web responsivas que funcionam bem no navegador do computador e no celular.
- Não permite hospedar seu código fora da plataforma.
AppGyver
Fundada em 2010 e adquirida pela SAP em 2021, é uma plataforma que permite que qualquer pessoa desenvolva aplicações web e mobile sem escrever uma linha de código sequer.
Segundo o site da empresa apenas grandes empresas serão pagantes dos planos, as demais: free para sempre.
Acredito que seja um bom fornecedor para este modelo, já que possui uma empresa grande em seu background.
WebFlow
Plataforma para desenvolvimento de sites muito intuitiva que levantou recentemente $10 milhões para investir diretamente na sua comunidade, o que acredito que irá fortalecer o ecossistema em volta do WebFlow.
É possível iniciar um projeto do zero ou utilizar um dos templates disponíveis na plataforma. Tudo muito configurável e simples de usar.
- É possível criar sites e e-commerce responsivos e possuem planos gratuitos.
- Permite a exportação do código nos planos pagos.
Mendix
A Mendix foi citada no Quadrante Mágico da consultoria Gartner em 2020 como líder no segmento low-code. Esta parece ser a única (até o momento) que oferece suporte a múltiplos canais, sejam elas web responsivo, PWA, híbrido e aplicativos móveis nativos.
- Possui um plano free e planos pagos a partir de €50.
Conclusão
As plataformas no-code/low-code vieram para ficar e estão atendendo uma demanda crescente no mercado. Fica como sugestão analisar bem os critérios do projeto que será construído, afinal existem ferramentas simples e complexas, com planos acessíveis e mais caros (e com mais recursos) antes de definir como o projeto será feito.
Conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você e quando é compartilhado não se perde, multiplica.